terça-feira, 6 de abril de 2010

Parábola dos Burros

A PARÁBOLA DOS BURROS
QUERO VER VOCE MATAR ESSA

Um certo ancião, já bem idoso possuía três filhos, pensando em fazer um testamento em vida, chamou-os disse: - já estou a ponto de morrer e gostaria de repartir meus bens com vocês. De tudo o que tenho deixo metade para o mais velho, a terça parte para o do meio e a nona parte para o mais novo. Após algum tempo aquele velho homem veio a falecer, depois do tempo de luto, os filhos reuniram-se para repartir a herança, descobriram pasmados que os únicos bens legais eram 17 “burros”. O mais velho liderou a partilha, dizia ele: - minha herança é a metade, mas como dividir 17 burros por dois? Disse para o do meio: - sua parte é 1/3, mas como dividir 17 burros por três, finalmente disse ao mais moço: - sua parte é 1/9, mas como dividir 17 burros por nove?
Sem encontrar uma solução, os rapazes decidiram procurar um velho pastor de uma pequena igreja que ficava nas colinas da cidade, o velho pastor ouviu com atenção o relado do problema, pensou um pouco, orou, abaixou a cabeça e assim ficou por alguns instantes. Após um tempo levantando a cabeça disse: - eu tenho um burrinho que é meu único bem e que me serve de transporte aliviando minhas pernas já cansadas pela idade, mesmo sendo meu único e precioso bem, darei de presente a vocês, agora meu burrinho pertence a vocês, por favor, (dirigindo-se ao filho mais velho), refaça as contas meu filho. O filho mais velho então disse: para mim a herança é de metade dos burros, como agora são 18, fico com nove. Disse para o filho do meio: - sua herança é 1/3 dos burros, você ficará com 6. Voltando-se para o filho mais moço disse: - sua herança é 1/9 dos burros, você ficará com 2.
Todos ficaram muito alegres, agradeceram ao velho pastor e já iam indo embora felizes, quando o ancião os chamou e disse: esperem um pouco, calma lá! Perguntou ao filho mais velho: - Quantos burros você tem? nove disse o moço. Olhando para o do meio perguntou: - E você? Seis disse o moço. E finalmente fitando o mais moço questionou: - e tu? Dois respondeu o moço. Então com olhos de ternura aquele velho e sábio pastor falou: nove mais seis mais dois são dezessete, há um burro sobrando, por favor, devolvam meu burrinho precioso que tanto preciso e sigam seus caminhos em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário