segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Qual o teu preço?

II REIS 03:1-19
1 Ora, Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samária, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá, e reinou doze anos. 2 Fez o que era mau aos olhos do Senhor, porém não como seu pai, nem como sua mãe; pois tirou a coluna de Baal que seu pai fizera.3 Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que este fizera Israel pecar, e deles não se apartou. 4 Ora, Messa, rei dos moabitas, era criador de ovelhas, e pagava de tributo ao rei de Israel cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. 5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. 6 Por isso, nesse mesmo tempo Jorão saiu de Samária e fez revista de todo o Israel. 7 E, pondo-se em marcha, mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas rebelou-se contra mim; irás tu comigo a guerra contra os moabitas? Respondeu ele: Irei; como tu és sou eu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. 8 E perguntou: Por que caminho subiremos? Respondeu-lhe Jorão: Pelo caminho do deserto de Edom. 9 Partiram, pois, o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando durante sete dias; e não havia água para o exército nem para o gado que os seguia. 10 Disse então o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. 11 Perguntou, porém, Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor por quem consultemos ao Senhor? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias. 12 Disse Jeosafá: A palavra do Senhor está com ele. Então o rei de Israel, e Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele. 13 Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai ter com os profetas de teu pai, e com os profetas de tua mãe. O rei de Israel, porém, lhe disse: Não; porque o Senhor chamou estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas. 14 Respondeu Eliseu: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não te contemplaria, nem te veria. 15 Agora, contudo, trazei-me um harpista. E sucedeu que, enquanto o harpista tocava, veio a mão do Senhor sobre Eliseu.16 E ele disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitos poços. 17 Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; contudo este vale se encherá de água, e bebereis vós, os vossos servos e os vossos animais. 18 E ainda isso é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos, 19 e ferireis todas as cidades fortes e todas as cidades escolhidas, cortareis todas as boas árvores, tapareis todas as fontes d'água, e cobrireis de pedras todos os bons campos. 20 E sucedeu que, pela manhã, à hora de se oferecer o sacrifício, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom, e a terra se encheu d'água:

A Comad tem uma “Palavra” para 2011. “ANO DE ELISEU”. Estamos dissecando este tema extraindo os princípios que nos levarão a ter direito a unção e honra dobrados. Na semana anterior falamos sobre os quatro pré-requisitos para herdarmos esta promessa. Esta semana falaremos sobre nosso comportamento diante das pressões.

Antes de continuar, precisamos entender o momento historio que Israel vivia. Era um reino dividido entre o reino do norte, também chamado de Israel cujo rei era Jorão, filho de Acabe. É... aquele mesmo que era casado com Jezabel, a mulher que conseguiu fazer com que o profeta Elias tivesse medo. O outro reino era o do sul, também chamado Judá cujo rei era Josafá. Havia ainda o Reino de Edom ao sul do mar morto. Esse reino era formado pelos descendentes de Saul. Seu rei não tem o nome citado.
O profeta Eliseu, era um profeta do sul (Judá). Note que houve uma mudança geográfica. Elias era profeta do norte, seu discípulo Eliseu era profeta do sul (Judá). Isso tem um significado profético que discorreremos mais a frente. Eliseu estava em aliança com Josafá. Acontece que, com a morte do Rei Acabe, os habitantes de Moabe (moabitas), perceberam a oportunidade de independência, por quê? Porque no reinado de Davi, as terras de moabe foram conquistadas e anexadas a Israel. Os moabitas pediram a Davi que os deixassem permanecer naquelas terras, mesmo perdendo a independência. Davi consentiu, mas exigiu o pagamento de pesados impostos como você pode ler no texto. Com a morte de Acabe, houve uma tentativa de rebelião em moabe. Como o problema era com reino do norte(Israel), Jorão seria o alvo desta rebelião. Com medo, solicitou aliança com Josafá e também ao rei de Edom. Depois de planejaram invadir a terra dos moabitas pelo deserto ao sul do Mar Morto, ao chegar próximo a Moabe, percebeu um erro estratégico: não havia água!! Soldados, cavalos e gado morreriam de sede. Nessa hora lembram-se do profeta e pedem socorro, ao seguirem a orientação profética obtiveram a vitória.
O que aprendemos:
1) Jorão mudou seu posicionamento pelo medo.
Precisamos tomar cuidado com as pressões. Muitas pessoas mudam de opinião e traem seus princípios pela pressão externa que pode ser de familiares, chefes, colegas, etc. A esses indivíduos chamamos de “Volúveis”. A bíblia chama de “Coração dobre”. São pessoas que não podemos confiar. Sua base moral não é sólida e a qualquer momento podem mudar seus princípios de acordo com a pressão a qual estão submetidos. Note como Jesus se posicionou em relação a sua família: - minha família e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu Pai. A preocupação de Jesus era de não esmorecer sob a pressão de laços emocionais. Vemos o mesmo posicionamento diante de Pilatos, a pressão da tortura e a possibilidade de ser liberto, não foram fortes o suficiente para remover Jesus de seu propósito. Ao ouvir de Pilatos que tinha autoridade para soltá-lo, Jesus retrucou dizendo que nenhuma autoridade teria se do alto fosse dada. Um exemplo antagônico foi o de Judas que em nome de uma ideologia política, traiu o mestre. São as pressões meu filho!!!!
Qual é o teu preço? Qual a pressão que comprará os teus princípios? Ou teu chamado? Você está à venda?

2) Quando estamos sob pressão, tendemos a assumir o controle da situação. Jorão Fez aliança com josafá, Josafá fez aliança com Jorão, que fizeram aliança com o rei de Edom e traçaram seu plano para derrotar os moabitas. Acabaram no deserto, sem água e a ponto de serem destruídos. Quantas pessoas hoje estão sofrendo porque assumiram o controle de suas vidas? Pense no sofrimento que hoje você passa, talvez seja fruto de uma atitude independente no passado. Você não orou, não ouviu Deus, não buscou a direção profética, resultado: DESERTO!

3) Precisamos restaurar o profético em nossas vidas, precisamos deixar que Deus controle nossas vidas, mesmo que as pressões estejam grandes. Aliás, é principalmente neste momento que a Dependência de Deus torna-se mais necessária ainda. Quando parecia perdido, Jorão lembra-se de Eliseu e mesmo sem ter compromisso com o Rei do norte, por fidelidade a Josafá, socorre os “abestados”. Que seguindo a orientação profética lograram êxito.

Qual o teu preço?
Você é negociável?
Teus princípios e teu chamado estão à venda?

Como Pastor da Comad, quero declarar que minha família, bem como todos os filhos espirituais que congregam conosco são “INEGOCIÁVEIS”.

A resposta de Deus quando o Diabo perguntou teu preço foi:
- meu filho não está à venda!

CHORA DIABO!!!!

Um comentário:

  1. Maravilha! O Senhor sempre me abençoa através desse blog! keria mto estar nesso culto, mas o transito na volta estava terrível! mas Graças a Deus pela sua vida q usa a tecnologia a serviço do Reino!

    ResponderExcluir